Crianças atendidas pela ONG Seara Espírita Entreposto da Fé, em Florianópolis, participaram de uma atividade educativa sobre a identificação de sintomas e ações para prevenção da dengue. A ação foi promovida por profissionais que atuam no Projeto Socioambiental da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) na região do Monte Verde, que está recebendo obras de esgoto.
A atividade foi planejada em decorrência do aumento no número de casos de dengue em Santa Catarina em janeiro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Diante da preocupação, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta sobre a tendência de alta de casos.
Atividade Lúdica e Conscientização
Os agentes do Programa Socioambiental promoveram um jogo de faz de conta para estimular as crianças a imaginarem uma situação de transmissão da doença. O desafio era que os participantes identificassem os principais sintomas, entre eles mal estar, febre, aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo e dor em diferentes partes do corpo (cabeça, muscular, atrás dos olhos e nas articulações), além das formas de tratamento e de prevenção, como o uso de repelentes.
Durante a brincadeira, as crianças se passaram por pessoas infectadas e pela equipe médica responsável por descobrir o diagnóstico. Elas também percorreram a sede da ONG para identificar possíveis focos de proliferação do mosquito, como objetos que possam acumular água e se tornar criadouros das larvas do mosquito, adotando ações simples para eliminá-los.
“Com crianças menores, usamos ferramentas que saem um pouco da educação tradicional, da aula expositiva, para entrar no lúdico. As brincadeiras de faz de conta ajudam a fixar os conhecimentos de forma mais divertida e de uma forma que fique mais acessível e mais interessante”, explica a bióloga e educadora socioambiental Lara Chula Martins.
Obras de Esgoto e Benefícios
O Programa Socioambiental promove ações de conscientização ambiental como rodas de conversa, palestras, oficinas de arte, cultura e trabalhos manuais, gincanas e mutirões de limpeza, sempre relacionadas a temas como saneamento, meio ambiente e sustentabilidade. As atividades são aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de implantação da infraestrutura de esgoto nos bairros Monte Verde, Saco Grande e João Paulo.
O trabalho em conjunto com a implantação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgotos vai beneficiar mais de 30 mil moradores dos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. O investimento é de R$196 milhões, obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Opinião
Ações educativas como essa são fundamentais para conscientizar a população, especialmente as crianças, sobre a prevenção da dengue e a importância do saneamento básico.
