Geral

Brasil conquista primeira medalha no esqui alpino em Jogos Olímpicos de Inverno

Brasil conquista primeira medalha no esqui alpino em Jogos Olímpicos de Inverno

O esqui alpino, uma modalidade que trouxe ao Brasil sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno, está presente nas competições desde 1936, em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha. Os competidores descem uma pista e realizam passagens obrigatórias entre marcações, conhecidas como “portas”, que sinalizam mudanças de direção.

A modalidade ganhou reconhecimento com a criação da Federação Internacional de Esqui em 1924, e se desenvolveu rapidamente. As competições mais importantes incluem o Campeonato Mundial, cuja primeira edição ocorreu em 1931, e a Copa do Mundo, que teve início em 1966.

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a primeira participação do Brasil em competições oficiais de esqui alpino aconteceu no Campeonato Mundial de Portillo, Chile, em 1966, com os atletas Francisco e Luigi Giobbi, Michael Reis de Carvalho e Sergio Hamburger. Desde então, o país participou mais de 20 vezes em 17 edições de Campeonatos Mundiais.

O Brasil fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1992, em Albertville, França, com uma delegação composta pelos esquiadores alpinos Evelyn Schuler, Christian Munder, Fábio Igel, Hans Egger, Marcelo Apovian, Roberto Detlof e Sérgio Schuler.

Categorias do Esqui Alpino

A modalidade é dividida em quatro eventos, com categorias femininas e masculinas: Downhill (DH), Slalom Super Gigante (SG), Slalom Gigante (GS) e Slalom Especial (SL).

No Downhill (DH), os esquiadores descem o circuito mais longo e com as portas mais espaçadas, alcançando velocidades de até 150 Km/h. O Slalom Super Gigante (SG) é similar, mas com a pista um pouco menos longa, permitindo velocidades entre 90 e 110 Km/h.

O Slalom Gigante (GS) exige grande precisão, com portas a aproximadamente 25 metros de distância, e velocidades variando entre 60 e 80 Km/h. Por fim, o Slalom Especial (SL) é a mais técnica das disciplinas, com portas a cerca de 13 metros de distância, onde os atletas alcançam velocidades de 40 a 50 Km/h.

Opinião

O esqui alpino é uma modalidade que, apesar de pouco praticada no Brasil, traz grandes emoções e desafios, e a conquista de medalhas é um reflexo do potencial dos nossos atletas.