A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Balneário Camboriú foi iniciada em 26 de outubro de 2023 e já conta com mais de 300 inscrições, incluindo gestores, trabalhadores da saúde e a população em geral. O evento, que acontece no Expocentro, localizado na Avenida Marginal Oeste, nº 4250, Bairro Jardim Parque Bandeirantes, tem como tema “Saúde Pública em Transformação”.
Programação e Discussões
Durante o dia 27 de outubro de 2023, a programação se estenderá das 8h às 18h, com a eleição dos delegados que representarão Balneário Camboriú na etapa estadual da Conferência de Saúde. Os delegados eleitos serão responsáveis por levar as demandas e propostas discutidas na cidade para a próxima fase.
O evento promoveu palestras e iniciou a discussão dos cinco eixos que irão definir o futuro da saúde pública no município. Os eixos abordados incluem: Acesso e Organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS); Inovação, Tecnologia e Transformação Digital na Saúde; Cuidado Integral, Humanização e Equidade; Gestão, Financiamento e Valorização dos Trabalhadores da Saúde; e Saúde no Território e Novos Modelos de Cuidado.
Participação da Comunidade
A participação da comunidade é fundamental, e cidadãos como Fabrícia Gonçalves de Oliveira, de 43 anos, destacam a importância da conferência. Ela, que é uma pessoa com deficiência física, enfatiza a necessidade de melhorias na saúde pública e a defesa das minorias.
Opinião
A 9ª Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade valiosa para que a população de Balneário Camboriú se envolva ativamente nas discussões sobre a saúde, refletindo sobre os desafios e as soluções necessárias para um sistema mais eficiente e inclusivo.





