A maior renovação de frota da história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi iniciada com a entrega de 56 novos caminhões pelo governador Jorginho Mello em 24 de outubro de 2023. Esses veículos serão distribuídos para 49 municípios, aumentando a capacidade de resposta em ocorrências de incêndio, resgate e salvamento em todo o estado.
Detalhes da Entrega
Os caminhões incluem 42 Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e 14 Auto Tanques (AT), que vão atender desde o Extremo Oeste até o Litoral, da Serra ao Sul de Santa Catarina. O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, afirmou que a distribuição foi feita com base em critérios técnicos, levando em consideração a idade das viaturas atuais e a demanda operacional das regiões.
Modernização e Eficiência
Os novos caminhões contam com tecnologia embarcada, transmissão automática e sistemas eletrônicos de monitoramento, permitindo uma maior capacidade operacional. Essa renovação visa não apenas aumentar a eficiência no combate a incêndios, mas também garantir mais segurança para os bombeiros durante as operações.
Importância da Renovação
A chegada dos novos caminhões é especialmente significativa para municípios como Luís Alves, que receberá o primeiro caminhão zero quilômetro de combate a incêndio. O tenente-coronel Filipe da Silva Daminelli, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, ressaltou que a modernização representa uma ampliação da capacidade de atendimento e maior segurança para a população.
Reação dos Municípios
O prefeito de Saudades, Maciel Schneider, também destacou a importância desse investimento para o fortalecimento dos serviços de emergência. Ele afirmou que a entrega das viaturas é um momento ímpar e que reforça o compromisso do governo em melhorar o atendimento à população.
Opinião
A renovação da frota do CBMSC é um passo essencial para garantir que os bombeiros tenham as melhores condições de trabalho e a população, um atendimento mais ágil e eficiente em situações de emergência.





