Santa Catarina

Eduardo Riedel anuncia R$ 25 bilhões em benefícios com saneamento em MS

Eduardo Riedel anuncia R$ 25 bilhões em benefícios com saneamento em MS

A universalização do saneamento básico em Mato Grosso do Sul pode gerar até R$ 25 bilhões em benefícios entre 2025 e 2040. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel durante o evento “Benefícios econômicos da expansão do Saneamento em Mato Grosso do Sul”, realizado no dia 22 de outubro de 2023, no auditório da Governadoria em Campo Grande.

Benefícios Econômicos e Sociais

Entre 2025 e 2031, ano em que o Estado deve alcançar a universalização, os benefícios são estimados em R$ 16,1 bilhões, representando 62% do total. Os setores que se beneficiarão incluem:

  • Saúde: R$ 258,7 milhões em economia.
  • Geração de Renda de Trabalho: R$ 14,8 bilhões.
  • Turismo: R$ 2,3 bilhões em ganhos.
  • Valorização Imobiliária: R$ 1,7 bilhão para proprietários de imóveis.

Esses números refletem um saldo positivo que supera os custos sociais, totalizando R$ 25,9 bilhões em benefícios econômicos e sociais.

Importância do Saneamento

O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância do saneamento básico, afirmando que a universalização é resultado de uma parceria de anos, com liderança política e compromisso institucional. “Estamos entregando algo concreto para a população: água, esgoto, qualidade de vida e dignidade”, destacou.

O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, também comentou sobre os benefícios, ressaltando que o saneamento impacta a saúde, renda, turismo e valorização das cidades.

Acesso à Água de Qualidade

Atualmente, 99% da população de Campo Grande tem acesso à água de qualidade, com um índice de potabilidade de 99,22%, considerado excelente. A Águas Guariroba é responsável pelo abastecimento na capital, enquanto a Sanesul atua no interior do Estado. Desde 2021, a parceria resultou na implantação de 2.232 quilômetros de redes de esgoto e no tratamento de 298 bilhões de litros de esgoto.

Opinião

A universalização do saneamento em Mato Grosso do Sul é um passo significativo para o desenvolvimento sustentável do Estado, promovendo saúde e qualidade de vida para a população.