Para a alegria do público que lotou a Arena Carioca 1, na manhã do dia 21 de outubro de 2023, Rebeca Andrade voltou ao lugar mais alto do pódio da ginástica artística. A maior medalhista olímpica do Brasil venceu a final do salto no Pan-Americano de Ginástica do Rio, com média de 14.266 pontos, conquistando o ouro em casa.
O dia também foi marcado por duas pratas de Diogo Soares, nas barras paralelas e na barra fixa, além de quatro bronzes com Arthur Nory, Thais Fidelis, Sophia Weisberg e Vitaliy Guimarães. Rebeca, que anunciou seu retorno às competições em abril de 2023, teve um desempenho notável: no primeiro salto, ela recebeu a nota mais alta da disputa, 14.433.
Precisando da maior média entre duas tentativas, Rebeca teve um pequeno deslize na chegada do segundo salto, mas isso não comprometeu seu resultado final. Com a nota 13.700, a ginasta garantiu a primeira medalha do Brasil no salto em um Pan-Americano. A canadense Lia Monica ficou com o segundo lugar, com média de 14.249, seguida pela americana Claire Pease, que levou o bronze com 13.916.
Durante as classificatórias, na última quarta-feira, Rebeca já havia se destacado ao alcançar o maior resultado individual entre todos os aparelhos, com nota 14.533, ajudando a seleção feminina a conquistar a prata por equipes e a vaga no Mundial de Roterdã, na Holanda.
Rebeca expressou sua felicidade ao retornar ao esporte após um período de descanso. “Foi a melhor decisão que eu tive durante toda a minha carreira. Eu precisava muito desse momento pra descansar, pra pensar, para colocar tudo no eixo, sabe? Eu sentia muitas dores, eu me sentia muito cansada”, disse a ginasta.
Opinião
A conquista de Rebeca Andrade não apenas celebra seu talento, mas também inspira uma nova geração de atletas brasileiros, mostrando a importância do cuidado com a saúde mental e a dedicação ao esporte.





