Internacional

Irã fecha estreito de Ormuz e provoca alta no petróleo; EUA garantem tráfego livre

Irã fecha estreito de Ormuz e provoca alta no petróleo; EUA garantem tráfego livre

Os preços do petróleo abriram as negociações deste domingo (21) em alta, após o Irã anunciar o fechamento do estreito de Ormuz ao tráfego de embarcações. Às 19h15, os contratos futuros do barril Brent, referência internacional, eram cotados a US$ 81, alta de 1,3% em relação ao fechamento de sexta-feira (19).

Apesar do anúncio, milhões de barris de petróleo continuaram a passar pelo estreito de Ormuz neste fim de semana. A Guarda Revolucionária do Irã e o comando militar do país afirmaram que a passagem de navios seria interrompida devido a violações do acordo de cessar-fogo firmado com os Estados Unidos e Israel. A Guarda orientou as embarcações a evitar o caminho marítimo sob risco de comprometerem sua segurança.

Os iranianos citaram os ataques israelenses ao Líbano, que deixaram 20 mortos no sul do país, como motivo para a medida em Ormuz. Na semana passada, o petróleo havia encerrado a segunda semana consecutiva de queda de preços, com os investidores avaliando as perspectivas de uma trégua entre Estados Unidos e Irã. O barril Brent teve queda semanal de 7,96%, superando a desvalorização de 6,19% da semana anterior.

Durante a semana, o barril chegou a cair a US$ 76,64 na quinta-feira (18), o menor valor desde 2 de março, quando atingiu US$ 75,75. O líder supremo do Irã, o aiatolá Mojtaba Khamenei, afirmou que se o acordo permanecer no papel, o fornecimento de energia do Oriente Médio continuará interrompido.

Apesar do anúncio de Teerã, os Estados Unidos afirmam que a passagem está aberta. Segundo o Exército americano, 55 embarcações navegaram pelo estreito neste sábado (20), transportando 17 milhões de barris de petróleo. De acordo com a Bloomberg, cinco supernavios-tanque, com uma capacidade de transporte combinada de 8 milhões de barris, puderam ser vistos entrando ou navegando dentro do estreito.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que o governo americano pode cobrar um pedágio de passagem no estreito se não houver acordo com o Irã nas negociações de paz em curso. O vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, afirmou em entrevista que não há evidências de que o tráfego em Ormuz tenha sido interrompido. Vance chegou neste domingo à Suíça para tratativas com o Irã sobre o acordo que poderá colocar fim à guerra no Oriente Médio.

Opinião

A situação no Oriente Médio continua a ser um fator crítico para os mercados globais, e a tensão entre as potências pode impactar diretamente a economia mundial.