O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou no dia 20 de junho de 2026, durante um evento em Dom Aquino, Mato Grosso, que o governo federal está se mobilizando para incluir projetos de ferrovias no Plano Clima. Essa iniciativa visa promover a mitigação das mudanças climáticas e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Importância das Ferrovias
Alckmin destacou que “não há nada mais ambientalmente confiável do que as ferrovias”. O Fundo que será utilizado para essa inclusão é um instrumento do governo destinado ao financiamento de projetos que buscam a transição para uma economia de baixo carbono. O setor ferroviário argumenta que a ampliação da participação dos trilhos na matriz de transportes pode ser crucial para a redução das emissões no setor logístico, uma vez que o transporte ferroviário é mais eficiente energeticamente em comparação ao modal rodoviário.
Futuro do Setor Ferroviário
A sinalização do vice-presidente indica que o governo pretende classificar projetos ferroviários como aptos a acessar linhas de financiamento voltadas para a agenda climática e de descarbonização da economia. A inclusão das ferrovias no Plano Clima representa um passo significativo na busca por alternativas de transporte que sejam sustentáveis e que contribuam para a preservação do meio ambiente.
Opinião
A iniciativa de Alckmin pode ser um divisor de águas para o setor ferroviário e um importante avanço na luta contra as mudanças climáticas, mas será necessário acompanhar de perto a implementação e os resultados dessa política.





