Internacional

Geraldo Alckmin elogia decisão da Suprema Corte dos EUA e destaca impacto nas exportações

Geraldo Alckmin elogia decisão da Suprema Corte dos EUA e destaca impacto nas exportações

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, comentou sobre a recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que declarou ilegais as tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump. Em entrevista realizada em 20 de fevereiro de 2026, Alckmin destacou a importância dessa decisão para o Brasil.

De acordo com ele, os Estados Unidos são o terceiro maior comprador do Brasil e o principal importador de produtos manufaturados. “Com isso, podemos aumentar bastante a parceria comercial com os Estados Unidos e as trocas comerciais”, afirmou o presidente em exercício.

Impacto das Tarifas nas Exportações

As tarifas adicionais de 10% e 40% haviam onerosamente afetado 37% das exportações brasileiras para os Estados Unidos, mas esse patamar já foi reduzido para 22%. Os itens mais impactados incluem café solúvel, máquinas, motores, madeira e calçados.

Diálogo e Negociação

Alckmin ressaltou que as negociações com o governo dos Estados Unidos continuarão a crescer. “A disposição do Brasil sempre foi do diálogo. As conversas estavam ocorrendo, e continuarão: diálogo e negociação. Essa é a orientação do presidente Lula e o Brasil caminhou bem nesse período”, disse.

O ministro destacou ainda que o comércio exterior é essencial para o crescimento do Brasil, afirmando que a decisão da Suprema Corte abre novas oportunidades para um comércio exterior mais robusto, o que se traduz em mais emprego e renda.

Opinião

A decisão da Suprema Corte dos EUA pode ser um divisor de águas para as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, mas o sucesso dependerá da continuidade do diálogo e da implementação de estratégias eficazes.