O ciclista catarinense Lucas Borba, natural de Rio do Sul, SC, participou no último domingo (15) da 22ª edição do Red Bull Valparaíso Cerro Abajo, realizada no Chile. Considerada a prova de downhill urbano mais extrema do planeta, a edição de 2026 reuniu os 34 melhores pilotos do mundo em um traçado de 1,6 km marcado por degraus íngremes e obstáculos artificiais desafiadores.
Competição acirrada e vitória colombiana
Lucas Borba, que foi o primeiro brasileiro a vencer a competição em 2024, entrou na pista como um dos grandes favoritos. Em uma disputa decidida por milésimos de segundo, a vitória ficou com o colombiano Sebastián Holguín. “A prova de Valparaíso é sempre clássica. Para nós, é a prova mais extrema do globo e, mal comparando com a Fórmula 1, é semelhante ao Grande Prêmio de Mônaco”, destacou o atleta, que possui uma forte identificação com essa etapa.
Incentivo ao esporte e futuro promissor
Lucas, que integrou o Programa Bolsa Atleta em 2025, celebrou a oportunidade de representar Santa Catarina em uma competição de tamanha relevância. “É sempre uma honra muito grande estar representando Santa Catarina porque é um estado referência no esporte, com auxílio para os atletas, realização de eventos e muitos outros incentivos”, afirmou. Ele já está ansioso para a próxima edição, que acontecerá em 2027, onde pretende brigar novamente pelo topo do pódio.
Opinião
A participação de Lucas Borba em eventos internacionais reforça a importância do apoio ao esporte e a visibilidade que atletas brasileiros podem ter no cenário global.
