Eleições

Ministério das Relações Exteriores lança concurso para Diplomata com 60 vagas, incluindo indígenas

Ministério das Relações Exteriores lança concurso para Diplomata com 60 vagas, incluindo indígenas

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou edital para o Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata, que oferece um total de 60 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário. As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro de 2026, e os interessados podem se inscrever das 10h às 18h (horário de Brasília).

Dentre as vagas, duas são exclusivas para candidatos indígenas, uma ação que reforça o compromisso do governo com a inclusão de povos originários no Serviço Exterior Brasileiro. Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição e enviar documentos caso tenham cônjuge estrangeiro.

Seleção e Ações Afirmativas

A seleção será realizada pelo Cebraspe e contará com duas fases. A primeira fase consistirá em uma prova objetiva sobre diversas disciplinas, incluindo Língua Portuguesa e História, enquanto a segunda fase incluirá provas escritas e um idioma adicional (Espanhol ou Francês).

Para concorrer às vagas reservadas, os candidatos devem se autodeclarar no ato da inscrição. A verificação da autodeclaração indígena será feita por uma comissão majoritariamente composta por indígenas ou quilombolas, que poderá solicitar documentos que comprovem o pertencimento étnico.

Programa de Ação Afirmativa e Acordo Importante

Os indígenas que se inscreverem nas vagas reservadas poderão optar por concorrer à bolsa-prêmio do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco. Este programa foi estabelecido em um acordo entre o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o Itamaraty e o CNPq em abril de 2025, e visa preparar candidatos indígenas para o concurso.

Além das duas vagas para indígenas, o concurso também reserva vagas para pessoas com deficiência (3), pessoas pretas e pardas (15) e pessoas quilombolas (1). Os aprovados iniciarão o Curso de Formação do Instituto Rio Branco, com uma remuneração inicial bruta de R$ 22.558,56.

Opinião

A inclusão de vagas para indígenas no concurso de Diplomata é um passo significativo para a representação desses povos nas esferas internacionais e nas discussões sobre meio ambiente e biodiversidade.