Eleições

Federação PSOL-Rede divide candidaturas em Pernambuco: Ivan Moraes e Alfredo Gomes na disputa

Federação PSOL-Rede divide candidaturas em Pernambuco: Ivan Moraes e Alfredo Gomes na disputa

A Federação PSOL-Rede está se preparando para uma divisão na disputa pelo governo do estado de Pernambuco. Após a Rede anunciar a pré-candidatura do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, o diretório estadual do PSOL reafirmou a pré-candidatura do ex-vereador recifense Ivan Moraes.

A nota do PSOL destaca que a federação não será afetada, uma vez que o partido possui autonomia para apresentar seus nomes, desde que respeitados os termos do estatuto. O documento também menciona que, apesar das divergências, o objetivo comum permanece: a reeleição do presidente Lula (PT).

Disputa pelo Senado

Além disso, o PSOL planeja lançar a vereadora recifense Jô Cavalcanti como pré-candidata ao Senado. Cavalcanti é conhecida por sua atuação no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que ajudou a projetar politicamente o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.

As pesquisas de intenção de voto mostram que os líderes na disputa pelo governo são o prefeito de Recife, João Campos (PSB), e a atual governadora, Raquel Lyra (PSD).

Disputa ao Senado

No cenário do Senado, a disputa inclui o já senador Humberto Costa (PT-PE) e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), além do ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL) e do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE).

Opinião

A divisão de candidaturas na Federação PSOL-Rede reflete a complexidade das alianças políticas em Pernambuco e o desafio de unir forças em torno de uma estratégia comum.