O Governo de Santa Catarina avança com a iniciativa das Carretas da Saúde da Mulher, que já realizaram mais de 6,1 mil mamografias e 2,7 mil ultrassonografias de mamas. A ação, que começou em outubro de 2025, visa promover o diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres de diversas regiões do estado.
Atendimentos em várias regiões
Atualmente, as duas unidades móveis estão em operação, atendendo em 17 Regiões de Saúde. A primeira unidade está em Faxinal dos Guedes, enquanto a segunda se encontra em Indaial. As carretas já passaram por municípios como Dionísio Cerqueira e Lages, e ainda visitarão localidades como Joinville e Itapema.
Desafios e resultados
Apesar do sucesso da iniciativa, cerca de 36% dos agendamentos resultaram em ausências. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, enfatiza a importância da presença das pacientes para a otimização do programa, que já conta com um investimento de R$ 18 milhões.
Serviços e equipe qualificada
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com possibilidade de abertura em sábados. Cada unidade é equipada com mamógrafo e aparelho de ultrassom, além de contar com uma equipe multiprofissional, garantindo a qualidade e segurança dos procedimentos.
Opinião
A iniciativa do Governo de Santa Catarina é um passo importante para aumentar o acesso a exames essenciais e promover a saúde da mulher, mas é crucial que as pacientes compareçam aos agendamentos para maximizar os benefícios dessa ação.
