As cidades amazonenses de Coari e Barcelos receberão, por pelo menos 90 dias, profissionais da Força Nacional para auxiliar no combate ao crime organizado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 18/02/2026 e assinada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.
A ação se concentrará principalmente no combate ao narcotráfico e na contenção de crimes ambientais. As duas cidades são acessadas principalmente de forma fluvial, com Coari localizada próxima ao rio Solimões e Barcelos às margens do Rio Negro.
A publicação não especifica a data de chegada dos contingentes nem a quantidade de profissionais que atuarão nas regiões. Entretanto, informa que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O uso da Força Nacional nas regiões faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania, que visa desenvolver ações de segurança pública que atendam às necessidades e especificidades dos Estados que compõem a Amazônia Legal, com o objetivo de reduzir os crimes ambientais.
Opinião
A presença da Força Nacional em Coari e Barcelos é um passo importante para enfrentar os desafios do crime organizado na região, mas a eficácia das ações dependerá de um planejamento estratégico e da colaboração local.
