Geral

Galinho de Brasília resgata tradição e paixão pelo futebol no carnaval de 2026

Galinho de Brasília resgata tradição e paixão pelo futebol no carnaval de 2026

O Galinho de Brasília, bloco tradicional que há 34 anos busca manter viva a tradição do frevo pernambucano no carnaval da capital do país, tem um novo desafio em 2026: resgatar a paixão do brasileiro pelo futebol. Com o tema “Galinho na Copa: Frevando rumo ao Hexa“, o bloco, que em edições anteriores movimentou mais de 100 mil pessoas, fez seu desfile na capital federal no dia 16 de fevereiro de 2026, embalado pela Orquestra Marafreboi e pela Orquestra do Galinho.

Tradição e segurança no carnaval

A Orquestra Marafreboi, sob a batuta do maestro Fabiano Medeiros, e a Orquestra do Galinho, liderada por Ronald Albuquerque, trouxeram aos foliões um carnaval seguro e familiar, elogiado por muitos, incluindo a servidora pública Damísia Lima, que destacou a importância do frevo para a cultura pernambucana.

Organização e desafios

O evento foi organizado por Sérgio Brasiel, que comentou sobre os desafios de realizar o carnaval em um curto espaço de tempo devido às burocracias. “O ideal era termos de três a quatro meses para nos dedicar à organização, mas acabamos fazendo isso em apenas 15 dias”, afirmou Brasiel, satisfeito com a alegria dos foliões.

Uma alternativa ao Galo da Madrugada

O Galinho de Brasília foi fundado em 1992 como uma alternativa ao Galo da Madrugada e tem se consolidado como um espaço para preservar as tradições culturais nordestinas. O bloco surgiu em um contexto econômico difícil, mas se tornou um símbolo de resistência e celebração da cultura.

Opinião

O Galinho de Brasília representa uma importante conexão entre a tradição pernambucana e a cultura local, mostrando que o carnaval pode ser um espaço de alegria e segurança para todos.