Santa Catarina

Polícia Militar de Santa Catarina utiliza drones no Carnaval de Balneário Camboriú

Polícia Militar de Santa Catarina utiliza drones no Carnaval de Balneário Camboriú

A Polícia Militar de Santa Catarina confirmou o uso de drones com sistema de reconhecimento facial durante a operação de segurança do Carnaval em Balneário Camboriú. A informação foi divulgada pelo 12º Batalhão da PM, que é responsável pela atuação no município.

Segundo a corporação, a tecnologia será utilizada tanto em drones quanto em pontos fixos de monitoramento. O sistema é cedido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e já foi empregado em grandes eventos na cidade. O objetivo é identificar pessoas com pendências judiciais, como mandados de prisão em aberto.

“O reconhecimento facial por drones e pontos fixos é um grande inibidor da criminalidade em meio à multidão, pois nos ajuda a identificar a possível presença de criminosos em meio às pessoas de bem. Por isso é uma ferramenta tão importante em eventos de grande porte, como o Carnaval”, afirmou o Major Rafael Zancanaro.

Mobilização e Patrulhamento

Ainda conforme o major, mais de 150 policiais estarão mobilizados durante o período festivo. Além do policiamento convencional, a operação contará com patrulhamento tático com motocicletas, cavalaria, tropa de choque e apoio do canil. Também haverá reforço de 30 alunos-oficiais da ESFO, de Florianópolis.

O patrulhamento marítimo será realizado com apoio da Polícia Militar Ambiental, focando na faixa de areia e no entorno da orla. A região deve concentrar grande público, especialmente no dia 14 de outubro, quando ocorre o Festival Agroplay nas areias da Praia Central, no Pontal Norte.

Operação Integrada

A segurança durante o Carnaval de Balneário Camboriú também contará com a atuação da Guarda Municipal, da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), do 12º Batalhão de Polícia Militar e do 13º Batalhão de Bombeiros Militar. A prefeita Juliana Pavan destacou a integração entre os órgãos.

“Balneário Camboriú está preparada para receber moradores e turistas com responsabilidade e segurança. Essa operação integrada entre a Prefeitura e as forças de segurança estaduais reforça o nosso compromisso com um Carnaval organizado, tranquilo e com proteção para quem vem se divertir e para quem vive na nossa cidade”, ressaltou.

Opinião

A utilização de tecnologia avançada como drones no Carnaval pode trazer mais segurança, mas é essencial que isso seja acompanhado de transparência e respeito à privacidade dos cidadãos.