Eleições

Flávio Bolsonaro revela que Michelle pode ser pré-candidata ao Senado no DF

Flávio Bolsonaro revela que Michelle pode ser pré-candidata ao Senado no DF

Flávio Bolsonaro, senador e pré-candidato à Presidência da República, mencionou, em recente entrevista, a participação de seus familiares nas eleições de 2026. Ele indicou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pode ser uma pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal.

Durante a conversa no programa Pânico Jovem Pan, Flávio destacou que sua família está se preparando para as eleições, afirmando: “Vai todo mundo ser pré-candidato a alguma coisa”. Além de Michelle, ele reafirmou a pré-candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina e mencionou Renan Bolsonaro, que pretende concorrer a deputado federal também pelo estado catarinense.

Cenário Político no DF

Michelle Bolsonaro, que atualmente é presidente nacional do PL Mulher, ainda não definiu sua posição nas próximas eleições. A relevância das eleições ao Senado é amplamente discutida, especialmente entre os segmentos da direita, devido ao poder que a Casa tem para pautar o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atualmente, as três cadeiras do Senado do Distrito Federal são ocupadas por Izalci Lucas (PL), Leila Barros (PDT) e Damares Alves (Republicanos), sendo que Damares permanecerá no cargo até 2031. Izalci está considerando se candidatar ao governo ou buscar a reeleição, enquanto o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) já anunciou sua intenção de concorrer a uma vaga no Senado. No PL, a deputada federal Bia Kicis também é pré-candidata.

Aliados e Estratégias

Flávio Bolsonaro demonstrou uma postura pragmática ao buscar apoio, considerando alianças com o Centrão. Ele argumentou que não faz sentido dispensar partidos que desejam colaborar, reconhecendo suas intenções de um Brasil diferente. A expectativa é que líderes do Centrão, como Gilberto Kassab e Ciro Nogueira, apoiem sua candidatura, apesar das preferências por outros nomes, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Opinião

A movimentação das candidaturas dentro da família Bolsonaro indica uma estratégia clara para fortalecer sua presença nas eleições de 2026, refletindo a busca por novos aliados e a importância do Senado nas questões políticas atuais.