Santa Catarina

Universidade Udesc traz professor Jörn Fricke para disciplina sobre lazer e esporte

Universidade Udesc traz professor Jörn Fricke para disciplina sobre lazer e esporte

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará uma disciplina concentrada no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) entre 23 e 27 de fevereiro. O professor convidado Jörn Fricke, da Universidade de Ciências Aplicadas de Breda (Buas), da Holanda, será o responsável pela disciplina de Tópicos Especiais Relacionados ao Movimento Humano II, abordando o tema “O potencial transformador do lazer e do esporte na construção de comunidades resilientes”.

A disciplina, ministrada em inglês, terá carga horária de 30 horas e concederá 2 créditos. As aulas ocorrerão na Sala Espine, localizada no segundo andar do Prédio da Biblioteca da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Inscrições e detalhes

A matrícula para alunos regulares do PPGCMH estará aberta de 9 a 12 de fevereiro. Estudantes e profissionais externos poderão se inscrever até o dia 11 de fevereiro no processo seletivo de alunos especiais. O Edital nº 001/2026 traz informações detalhadas sobre o número de vagas e critérios de seleção.

Sobre o professor Jörn Fricke

O professor Jörn Fricke é doutor em Gestão de Turismo pela Universidade de Kent, do Reino Unido. Sua pesquisa pós-doutoral analisou experiências e construção de resiliência em comunidades na Holanda e na Alemanha, focando atualmente no papel das experiências de lazer e da resiliência no desenvolvimento comunitário.

Internacionalização do PPGCMH

A vinda do professor Jörn é parte das ações de internacionalização do PPGCMH, que busca trazer docentes do exterior para ministrar disciplinas, com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em fevereiro, outra disciplina será oferecida pelo PPGCMH, com a professora Analiza Mónica Lopes de Almeida Silva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, de Portugal.

Opinião

A iniciativa da Udesc em trazer professores internacionais enriquece a formação dos alunos e fortalece a pesquisa em áreas essenciais como lazer e esporte.