Tecnologia

ASRock enfrenta crise: mais de 300 CPUs Ryzen ‘mortos’ em placas-mãe

ASRock enfrenta crise: mais de 300 CPUs Ryzen ‘mortos’ em placas-mãe

A ASRock tem enfrentado sérios problemas desde o lançamento dos Ryzen 9000 há um ano. Relatos de processadores AMD Zen 5 com 3D V-Cache que falharam em placas-mãe da fabricante cresceram, e novos casos envolvendo o Ryzen 5 9600X também começaram a surgir.

Atualmente, já são mais de 300 CPUs Ryzen afetados, com o Ryzen 7 9800X3D liderando a lista com mais de 180 casos reportados. Outras versões, como o Ryzen 7 9700X e o Ryzen 5 9600X, também aparecem com 50 e 29 casos, respectivamente.

Problemas persistem mesmo após atualizações

Os relatos indicam que os problemas começaram a ser notados em máquinas com placas-mãe que utilizam o chipset B850 e uma placa A620M. A maioria dos processadores afetados não completou um ano de uso, oscilando entre 5 e 8 meses.

A ASRock já liberou diversas atualizações de BIOS para tentar solucionar a questão, mas os problemas ainda persistem. Embora a quantidade de falhas tenha diminuído com uma das versões mais recentes, muitos usuários continuam a relatar problemas semelhantes.

Reação da comunidade e próximos passos

Uma análise da comunidade revelou que, entre os processadores afetados, alguns usuários tentaram configurar o AMD EXPO, um perfil de overclock para memória RAM, sem um padrão de comportamento claro. Um dos usuários já havia devolvido uma placa-mãe da ASRock no ano passado devido ao mesmo problema.

A fabricante declarou que está conduzindo testes e trabalhando com a AMD para resolver a situação o quanto antes, mas a insatisfação entre os usuários é crescente.

Opinião

É preocupante que uma fabricante como a ASRock enfrente um número tão elevado de falhas em seus produtos, afetando a confiança dos consumidores na marca.