O lote residual do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) vai injetar R$ 5.398.663,55 na economia de Mato Grosso do Sul. Este montante será pago no dia 30 de janeiro de 2026 e beneficia 3.326 contribuintes que têm direito à restituição.
Os contribuintes sul-mato-grossenses já podem consultar o valor a ser restituído acessando um site específico. O pagamento será realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser feito de forma direta ou por meio de chave PIX.
Calendário de Restituição
A Receita Federal anunciou que, em 2025, haverá cinco lotes de restituição que serão pagos em maio, junho, julho, agosto e setembro. Os contribuintes que não forem contemplados nesses lotes receberão suas restituições no lote residual, que começa a ser pago a partir de outubro. O 1º lote residual do IR 2025, por exemplo, será pago em 31 de outubro.
Como Consultar a Restituição
Para consultar a restituição, o contribuinte deve seguir os seguintes passos: acessar o site da Receita Federal, clicar em “Consultar restituição de Imposto de Renda”, iniciar a consulta, informar o CPF e a data de nascimento e, por fim, clicar em “Consultar”.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Opinião
A injeção de recursos na economia local é um alívio para muitos contribuintes, que aguardam ansiosamente por essa restituição.
