O Sistema Nacional de Emprego em Santa Catarina (Sine SC) se destacou em 2025 ao registrar quase 150 mil encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego. Durante o ano, foram realizadas entrevistas e processos seletivos para mais de 84,6 mil vagas cadastradas, contribuindo para a manutenção do estado como o que possui a menor taxa de desemprego do Brasil.
Resultados do Sine SC em 2025
O Sine SC não apenas facilitou a intermediação de mão de obra, mas também proporcionou orientação profissional e outros serviços de apoio à empregabilidade. O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, ressaltou a importância do trabalho do Sine, afirmando que Santa Catarina é um grande celeiro de oportunidades, tendo gerado mais de 100 mil postos de trabalho formal em 2024.
Habilitações ao seguro-desemprego
Além dos encaminhamentos, o Sine SC intermediou mais de 66 mil habilitações ao seguro-desemprego em 2025, resultando em cerca de R$ 350 milhões em benefícios pagos no estado. O órgão foi responsável por 22% do total de habilitações realizadas, reforçando sua atuação em prol do trabalhador.
Feirões e ações de emprego
O Sine SC também intensificou sua presença em municípios ao longo de 2025, realizando 57 feirões e eventos que resultaram em quase 4 mil atendimentos e cerca de 10 mil encaminhamentos. Essa estratégia descentralizada foi fundamental para levar oportunidades a um número maior de pessoas, conforme destacou o diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho.
Melhorias nas unidades de atendimento
O ano de 2025 também foi marcado por investimentos na melhoria da estrutura física das unidades do Sine SC. Postos de atendimento em cidades como Criciúma, Mafra, Chapecó, Curitibanos e Itajaí passaram a operar em novos endereços, oferecendo mais conforto e acessibilidade para trabalhadores e empregadores.
Opinião
A atuação do Sine SC em 2025 evidencia a importância de serviços de intermediação de emprego em um cenário de crescimento econômico e geração de oportunidades no estado.
